Cortar calorias na alimentação prolonga a vida e afasta as doenças. É o que sugere o estudo da Universidade de Wisconsin publicado na revista Science, mostrando que uma alimentação rica em nutrientes e 30% menos calórica do que o normal conduz à boa saúde.
Os pesquisadores estudaram os macacos Rhesus por 20 anos e verificaram significativa redução em mortes por doenças cardiovasculares e câncer e na velocidade de envelhecimento do cérebro. A alimentação desses primatas era saudável e pobre em colesterol e gorduras saturada e trans.
O estudo foi iniciado em 1989 com 30 macacos e expandido em 1994 com mais 46. No início, as idades variavam entre 7 e 14 anos, para uma expectativa de vida de 27 anos.
Dos 76 macacos, 37% dos que comiam dieta normal morreram de causas relacionadas à idade, comparados com apenas 13% do grupo de dieta com caloria restrita. Houve redução de 50% nos casos de doenças cardiovasculares e câncer e nenhum se tornou diabético. No grupo que não sofreu redução calórica, 16 desenvolveram diabetes ou pré-diabetes.
A restrição calórica também reduziu a perda de células nas áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor, pensamento complexo e memória de curto prazo. Magros e com menor perda muscular, os integrantes do grupo que passou por restrição alimentar apresentaram ainda outra vantagem: sua aparência era mais jovem.
Site Diabetes. Nós cuidamos. - Um serviço Sanofi
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000
SAC: 0800.703 0014 (de 2a. à 6a. feira das 9 às 17 hs) | TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | REFERÊNCIAS
Copyright © 2001 - – Sanofi. Todos os direitos reservados.