Home > Gente > Dúvidas do mês

Dúvida do mês

Sacarina é cancerígena?

Entrevista com a nutricionista Adriana Pelloggia de Castro

Colocada na berlinda como suspeita de provocar câncer, a sacarina é uma substância utilizada como adoçante por muitos diabéticos e por quem não quer ganhar peso. Apesar das constantes acusações contra ela, não existem estudos que comprovem alegados efeitos maléficos e, quando usada com parcimônia, é uma substância segura, explica a nutricionista Adriana Pelloggia de Castro.

A sacarina é o mais antigo dos adoçantes artificiais. Descoberto pelo químico Constantine Fahlberg da Johns Hopkins University em 1879, foi utilizado na alimentação a partir do início do século, especialmente durante a guerra, quando o suprimento de açúcar era pequeno. Seu uso aumentou nos anos 50, quando alimentos dietéticos tornaram-se populares.

Adriana Pelloggia de Castro – “A ligação entre a sacarina e o câncer começou em 1977 quando estudos mostraram que ratos alimentados com doses gigantescas do adoçante desenvolveram tumores na bexiga. A dosagem administrada aos ratos equivaleria à ingestão, pelo homem, de 800 latas de refrigerante diariamente durante toda sua vida. As mega-doses dadas aos ratos de laboratório somam uma quantidade que os seres humanos não conseguiriam absorver.

Atualmente, os principais adoçantes químicos não calóricos disponíveis no mercado são, além da sacarina, o ciclamato, a sucralose e o aspartame. Esse último também costuma estar na berlinda, acusado de causar câncer, mas o consumo de aspartame é considerado seguro por inúmeros comitês internacionais de nutrição. Estudos realizados com a substância que comprovaram efeitos nocivos também utilizaram dosagens muito além da que o ser humano teria condições de consumir.

Os riscos e a segurança oferecidos pelos adoçantes artificiais são os mesmos, ou seja, há segurança se consumidos abaixo da quantidade diária ideal e riscos se essa quantidade for ultrapassada. Isso pode ocorrer com qualquer substância que seja acrescentada ao alimento, até com o açúcar, e por isso a FDA (Food and Drug Administration) estabelece quantidades diárias ideais para todos os aditivos, como é o caso de corantes, por exemplo. Os parâmetros estabelecidos pela FDA prevêem que a pessoa possa consumir adoçantes na quantidade de até 40 mg por quilo de peso, por toda a vida, sem que isso lhe acarrete problemas de saúde”.

Data de revisão 15/10/2008




Matérias Anteriores

 
O diabético está mais sujeito a ter problemas de pele?
Arroz integral é melhor para a saúde?
O que é mastopatia diabética?
Como prevenir problemas na gravidez?
Como identificar o estresse na criança?
O que dificulta o condicionamento físico no diabetes?
Como lidar com a omissão de doses de insulina?
Insulina vicia?
O que causa bolhas em alguns diabéticos?
A dieta mediterrânea é boa para o diabético?
 
123...
Data de Atualização: 27/08/2009


O essencial é a saúde

Site Diabetes. Nós cuidamos. - Um serviço sanofi-aventis
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Jardim Morumbi - São Paulo, SP - CEP: 05693-000 SAC: 0800.703 0014 (de 2a. à 6a. feira das 9 às 17 hs) | TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | REFERÊNCIAS

Copyright © 2001 - 2010 – sanofi-aventis. Todos os direitos reservados.

x

CONTINUAR
CANCELAR